Novas formas de ter mais clientes


Para os prestadores de serviço, nem sempre é fácil encontrar mais clientes ou novos clientes. Mas, se está a ter dificuldades em encontrar oportunidades de negócio, responda a esta pergunta: onde estão os meus clientes? Consigo encontrar mais oportunidades de negócios online?

Durante a pandemia, os nossos hábitos mudaram. As compras e os negócios online, que já estavam a aumentar, cresceram exponencialmente. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, 44.5% dos portugueses fizeram compras online nos últimos seis meses de 2020. E o que compram? Um pouco de tudo, desde compras de supermercado, cosméticos, gaming e smartphones a pequenos eletrodomésticos.

Afinal de contas, com as lojas e os escritórios fechados, começámos a procurar um pouco de tudo online. E mesmo com as lojas reabertas, como aconteceu no último trimestre de 2020, o hábito manteve-se. Muitas empresas souberam tirar partido da sua presença digital e fidelizaram novos clientes de tal forma que continuam a encontrar novas oportunidades de negócios online.

Por isso, está claro que marcar presença online é a forma mais eficaz de encontrar novas oportunidades de negócio e mais clientes.


Como encontrar mais clientes online


Mas como é que pode encontrar novos clientes e online? Deixamos aqui três hipóteses para conseguir mais clientes e novas oportunidades de negócios online:


  • Google Maps:

    Quase parece demasiado simples para ser verdade, mas funciona mesmo. As pesquisas ‘perto de mim’ têm subido a um ritmo imparável nos últimos dois anos (+200% de pesquisas para ‘perto de mim agora’, segundo a Hubspot). Com a pandemia, há cada vez mais clientes a recorrer ao Maps para encontrar empresas abertas, horários de funcionamento, etc.
    Portanto, se tem um restaurante, bar, cabeleireiro, um centro de estudos, uma florista, um centro de estética, um consultório, uma clínica dentária, um stand automóvel, um notariado, etc, registe o seu negócio online no Google Maps para que novas oportunidades de negócio e novos clientes batam à sua porta e ao seu telefone.

  • Website Próprio:

    Para os prestadores de serviços, é sempre preciso falar com os novos clientes e discutir os detalhes do projeto para chegar a um orçamento. Por isso, o impacto de um website próprio nunca será tão grande como um e-commerce, em que os clientes podem comprar o produto final de forma completamente autónoma.
    Outro problema que muitos prestadores de serviço não têm em consideração é que o website por si só, estático, não chega para alcançar mais clientes. Apesar de ter um negócio online com website, precisa de continuar a alimentar as suas redes sociais, a investir em anúncios em pesquisa e display, entre outros, para levar novos clientes ao seu site.

  • Plataformas para prestadores de serviços, como a Fixando

    Ao contrário do que acontece com os anúncios, que nem sempre chegam a pessoas interessadas aos negócios online (especialmente nas redes sociais, já que os anúncios no Google são mais direcionados), nas plataformas digitais tem a certeza que está a contactar com clientes interessados. Portanto, é uma estratégia e aquisição de novos clientes bastante interessante.
    No entanto, “não há almoços grátis”. Algumas plataformas para freelancers internacionais, como o Fiverr e o Upwork, tiram comissões de 20% dos contratos que fecha. Na Fixando paga apenas os créditos para contactar novos clientes, com um custo médio de 2-4€ por cada orçamento enviado.

Quer saber mais sobre nós? Veja como encontrar oportunidades de negócio em Portugal com a Fixando.